Quais são os Mandamentos da Arte?

1 – RESPEITE SEMPRE A MARGEM DE SEGURANÇA INTERNA

  • Cartões: Margem de 3 mm (Quando tiver faca especial margem 5 mm);
  • Panfletos: Margem de 5 mm;
  • Cartazes:  Margem de 10 mm;
  • Imã Quadrado: Margem 4,5 mm;
  • Imã com Acabamento de corte especial: margem da faca 1,5 mm e margem de 3 mm interno, a partir do desenho da faca para não ter problemas com o corte.

Não utilize margens de bordas e fios de contorno na arte de qualquer material, a margem não terá o mesmo tamanho, ou não irá aparecer.

Produtos Digitais: 

  • Banner: Margem de 10cm;
  • Crachá: Margem de 5mm;
  • Cartazes  digitais:  Margem de 10mm, com bordas brancas;
  • Adesivo Meio-corte (Folha inteira): Margens na parte superior de 4,5cm, laterais 3cm e base de 3cm;
  • Adesivo Folha Inteira: Margem de 7,5mm;
  • Cartão Fidelidade: Margem de 3mm;
  • Imã digital: Margem 5 mm;
  • Placa de Sinalização: Margem de 10mm.

 

2 – RESPEITE SEMPRE A POSIÇÃO DO BATENTE PARA FRENTE E VERSO.

Para seu serviço não ficar com o verso de cabeça para baixo, coloque a arte “cabeça com cabeça”.
Siga atenciosamente o Gabarito disponível no site para cada serviço, e observe a posição correta da arte. Caso a posição do batente não esteja de acordo com o gabarito (orientação da página incorreta), ou material possua a base diferente do gabarito, poderá ser girado automaticamente conforme sugerido (cabeça com cabeça) ex. 51×91 mm (giro de 90º), 91×51 mm.

Caso a sua arte já esteja na posição horizontal NÃO há necessidade de fazer o giro da batida.

 

3 – CONVERTA SUAS FONTES EM CURVAS.

Para que a fonte (letras) de seu serviço não sofra alteração, converta as fontes em curvas. Para arquivos em Corel DRAW o atalho é: Ctrl + Q. Já no Ilustrator o atalho é: Crtl+ O.

Veja o exemplo no vídeo:

 

4 – NÃO USE PRETO COMPOSTO EM FONTES, USE SOMENTE PRETO 100%.

Para que não tenha variação na impressão das fontes (letras) e não ocorra decalque. A Zap Gráfica não se responsabiliza por materiais que entrarem em produção com fonte composta, exemplo: (C:100%, M:100%, Y:100%, K:100%). O modo correto de utilização seria: (C:25%, M:25%, Y:0%, K:100%).

Veja o exemplo no vídeo abaixo:

 

5 – NÃO USE FUNDO CHAPADO COMPOSTO (C:100%, M:100%, Y:100%, K:100%).

O fundo composto pode causar manchas ou decalque no material. Não nos responsabilizamos caso venha a ser produzido com preto composto. Se necessário utilize C: 25%, M: 25%, Y: 0, K:100% para calçar o material.

6 – NÃO USE LETRAS MUITO PEQUENAS (EX.: CORPO INFERIOR A 6).

Para não causar entupimento de tinta nas fontes (letras), nunca use fontes pequenas vazadas em fundo composto. Acompanhe no vídeo abaixo:

7 – NÃO PROMETA COR IDÊNTICA DA ARTE NO COMPUTADOR E DA IMPRESSÃO.

Além da diferença de calibragem entre os monitores do computador, seu serviço é rodado em grade cooperada com outros trabalhos e não sairá igual. Existe uma variação de 10%, para mais ou para menos, nas cores, e ela poderá ocorrer no mesmo lote de produção. Veja no vídeo o exemplo.

 

8 – SEMPRE CONVERTA EM CMYK PREENCHIMENTOS E IMAGENS.

Os efeitos, lentes, degradrês e imagens devem ser agrupados, convertidos em um único bitmap (CMYK 300 dpi), antes de gerar o PDF, para que não perca informações durante a produção. Arquivos enviados em RGB ou PANTONE, a cor pode variar ou não ser impressa.  Veja no vídeo o exemplo.

 

 

9 – SEMPRE ENVIE UM JPG DO ACABAMENTO

Cada um pode ver o seu trabalho de um ponto de vista. Por esse motivo, explique da forma mais clara possível e envie uma boneca em JPG de até 99 kbytes com todas as informações do acabamento. Veja no vídeo o exemplo.

 

10 – RESPEITE O MODELO DE PDF USADO PELA GRÁFICA, O PDF/X-1A.

O nosso sistema de CTP utiliza este formato de PDF. Outros formatos podem ser incompatíveis, resultando em problemas no seu arquivo. A Zap Gráfica não se responsabiliza por defeitos ocorridos devido ao envio do PDF fora do padrão. Veja no vídeo o exemplo.

 

11 –  EFEITOS DO COREL, NORMALMENTE, CAUSAM PROBLEMAS.

Sombras, lentes, contornos e degradês, devem ser separados (CTRL+K) e converta-os em único bitmap junto com o fundo da arte (bitmap CMYK | 300 dpi | fundo transparente). Veja no vídeo o exemplo.

 

12 – ENVIE O VERSO DOS SERVIÇOS 4X1 EM TONS DE CINZA.

O verso em RGB / CMYK poderão ser convertidos para tons de cinza automaticamente ou não serem impressos da forma desejada. Não use verso chapado de preto 100%, para não causar manchas ou decalque no material, não seguindo estas especificações, o verso ou a frente do material apresentará problemas.

 

13 – SERVIÇOS COM O TAMANHO MENOR QUE O PADRÃO DA ZAP.

Quando seu serviço for menor que o tamanho padrão, siga o gabarito que se encontra no site da Zap Gráfica, deixando no arquivo a marcação do corte somente na primeira página.

 

14 – ENVIE SOMENTE UMA ARTE POR ARQUIVO PDF.

Se você tem mais de um serviço, ou uma mesma arte com vários nomes, gere um PDF para cada nome, ou seja, haverá um arquivo para cada serviço*. Esta é uma exigência do nosso software de CTP, que realiza a montagem automática das grades.
*Exceto crachás e cartão fidelidade.

 

15 –  A ZAP GRÁFICA NÃO CANCELA SERVIÇOS ENVIADOS.

Devido ao nosso curto prazo de produção, não cancelamos arquivos enviados, por isso, certifique-se de que seu trabalho está correto antes de enviar para a Zap Gráfica. Está é uma exigência do nosso software de CTP que realiza a montagem automática das grades. Os materiais liberados do status de REFUGO pelo cliente, não são de responsabilidade da Zap Gráfica. Portanto, fique atento às correções pedidas.

 

16 – ARTES COM VERNIZ LOCALIZADO. 

Devido ao nosso processo de montagem automática, as artes para verniz localizado devem conter sempre o número correto de página, conforme no exemplo a seguir.

4 páginas: Aplicação de verniz frente e verso nas cores 4×0, 4×1 e/ou 4×4.

3 páginas: Aplicação de verniz somente na frente nas cores 4×4 e/ou 4×1.

2 páginas: Aplicação de verniz somente na frente nas cores 4×0.

Tome muito cuidado na aplicação de verniz em artes com detalhes muito pequenos ou linhas muito finas e próximas uma da outra. O verniz pode borrar e não sair detalhado como se deseja.

Por isso, não recomendamos aplicação do verniz que contiverem:

  • fontes menores que corpo 6;
  • fios de contorno com espessura menor 0.3 milímetros (inclusive fio mínimo);
  • áreas onde houver corte reto ou especial;
  • áreas chapadas acima de 40% do tamanho do material e/ou nas extremidades.

Veja no tutorial abaixo:

 

17 – SERVIÇO COM CORTE DE FACA.

O arquivo deverá conter o desenho da faca na última página do PDF. A faca deve estar dentro da medida de margem que orientamos no gabarito.
Exemplo: – 91×51 – Desenho da Faca – 88x48mm
A margem de segurança 3 mm, será contada a partir do desenho da faca.

Importante:
– Faça a arte até a medida final do material, pois ela já é a sangria. Não coloque do mesmo tamanho da faca, pois poderá ocorrer filete branco no material.
– Sempre envie a arte e a faca centralizada em relação à página. O material é cortado sempre pela frente, fique atento a batida do verso do material.
– Acompanhe pelo gabarito disponível no site: www.zapgrafica.com.br.

 

18 – FORMATOS DE FACA.

Não envie formatos de faca complexos, com curvas acentuadas ou formas vazadas. Este tipo de faca pode causar dano ao material. O desenho da faca deve ser simplificado para melhor confecção e resultado final do produto.

Para as compras de postais com faca especial, será permitido o agrupamento de facas dentro da medida comprada, sendo de mesmo formato / desenho e proporcional aos espaços ocupados (ex. 91x153mm = 3 espaços permitindo até 3 facas iguais).

Para cada cartão com faca especial, é permitido no máximo 2 furos e 2 facas, o que exceder ao permitido deverá ser solicitado análise e lançamento via e-mail.

A Zap Gráfica se reserva no direito de não produzir desenhos complexos.

 

19 – COMO UTILIZAR TINTA BRANCA 

O recurso da tinta branca é utilizado quando a “base” não é branca (ex.: adesivos metalizados, transparentes e capinhas de celular).

Esse recurso permite realçar um local específico da arte ou ela toda. Veja o exemplo no vídeo.

 

20 – CARTÃO COUCHÊ SEM VERNIZ.

Devido a não proteção de verniz na camada impressa, cartões com cores chapadas, preto 100% ou até mesmo
100% / 25% / 25%, e com imagens contendo cores compostas, podem decalcar na impressão/corte, não sendo cobertos pela garantia, evite-os.

21 – SERVIÇO COM CORTE DE FACA 

O arquivo deverá conter o desenho da faca na última página do PDF. A faca deve estar dentro da medida de margem que orientamos (Exemplo – 91×51 – Desenho da Faca – 88x48mm). A margem de segurança 3 mm, será contada a partir do desenho da faca. Importante: faça a arte até a medida final do material, o tamanho final do material já é a sangria, não coloque do mesmo tamanho da faca, poderá ocorrer filete branco no material. Sempre envie a arte e a faca centralizada em relação a pagina. O material é cortado sempre pela frente, fique atento a batida do verso do material. Acompanhe pelo gabarito disponível no site: www.zapgrafica.com.br.

22 – FORMATOS DE FACA 

  • Não eNvie formatos de faca complexos, com curvas acentuadas ou formas vazadas, este tipo de faca pode causar dano ao material. O desenho da faca deve ser simplificado para melhor confecção e resultado final do produto.
  • Para as compras de postais com faca especial será permitido o agrupamento de facas dentro da medida comprada, sendo de mesmo formato / desenho, proporcional aos espaços ocupados (ex. 91x153mm = 3 espaços permitindo até 3 facas iguais).
  • Para cada cartão com faca especial, é permitido no máximo 2 furos e 2 facas, o que exceder ao permitido deverá ser solicitado análise e lançamento via e-mail.

A Zap Gráfica se reserva no direito de não produzir desenhos complexos.

23 – GABARITO

  • É muito importante que sempre utilize os gabaritos para montar sua arte e em seguida apague todos os objetos que não fazem parte do seu arquivo incluindo o gabarito. LEIA ATENTAMENTE AS RECOMENDAÇÕES DO GABARITO

Rate This Article

(157 out of 366 people found this article helpful)

Rate This Article

(157 out of 366 people found this article helpful)

Deixe um Comentário